quinta-feira, 17 de março de 2011
Busca pela luz...
A atenção mais uma vez parte do ponto nobre. Mas desta vez, o próprio olhar da pessoa (auto-retrato) nos conduz para o mesmo, que ainda mais é o centro da luz bem definido pelo halo de breu que o circunda de forma radial. O tema principal não poderia ser mais concreto...
segunda-feira, 14 de março de 2011
Rotinas que já vão sendo rotina...
Agora este trabalho está no IPJ de Faro. Seguirá directo para o Convento de S. José em Lagoa. Mas no entretetanto já esteve mais de 2 meses em Faro, em 3 espaços distintos. Ainda assim, a mortificante rotina tem levado alguns ou até muitos que querem ver a exposição a deixarem-na passar entre os dedos sem ser apreciada, criticada, vista ou até intencionalmente ignorada. Mais uma gritante expressão do tema desta exposição... A vida corre mas tendemos a não acompanhá-la!
quinta-feira, 10 de março de 2011
Apanha-Bolas
Travou-se a Final do XIX Faro Future Hotel Monaco, Torneio de Ténis, no Sábado passado. No decorrer do dito houve 3 unidades hoteleiras preenchidas e dezenas de nacionalidades representadas. Só não houve noticias em proporção com o empenho de tantos atletas. Mas mais anónimos ficam ainda os apanha-bolas, que nem na fotografia verso. Pequenos, impúberes, lestos e quase silenciosos, estão na engrenagem de um máquina desportiva de elite.
Alma de peluche
terça-feira, 8 de março de 2011
Geração Pink Floyd
"Dark Side of the Moon" é um paradigma para toda uma geração. Mas a face exposta não é menos misteriosa ou caprichosa. Para quem já a tentou fotografar, surge o halo inestético que atribui ao satélite um aspecto fosco. Contudo, uma forma de contornar este dilema é fotografar a lua durante a auróra ou ócaso. Nesta altura, a luz disponível no céu torna menos agressivo o contraste do reflexo da lua com a cor de fundo. Depois, é só escurecer o fundo, aclarar a própria lua e escurecer-lhes as manchas. Não parecendo, a fotografia foi tirada de dia.
Não obstante, o lado escuro da lua permanecerá um paradigma musical para a minha geração...
Não obstante, o lado escuro da lua permanecerá um paradigma musical para a minha geração...
domingo, 6 de março de 2011
XXXIV Cross Internacional das Amendoeiras em Flor
O desporto não parece querer virar novas páginas no que respeita o registo fotográfico. Assim, enquanto outros se prendem às poderosas objectivas de 400mm na meta e as de 20mm a 35mm no ponto de partida no prisma da vista humana, há quem faça contra-picados a 16mm e use os 200mm nas entrevistas, "à queima ropa". Por vezes até parece que se narra uma história de intriga no corta-mato. Não obstante, não deixa é de me intrigar a pressão "chapa 5" e o desgaste exercido sobre os repórteres, que castra a criatividade e reduz a comunicação de cada imagem.
Subscrever:
Mensagens (Atom)