
quarta-feira, 31 de março de 2010
Fruto da babuja

segunda-feira, 29 de março de 2010
Retrato

Etiquetas:
Algarve,
fotografia de estúdio,
fotografia de retrato
sábado, 27 de março de 2010
Histórias que se repetem em espiral

No âmbito do 5ª edição da mostra de teatro "Cenários" promovida pela CMLoulé, o TAL-Teatro Análise de Loulé, leva a palco "O Senhor de Nenhures" de Roberto Bolaño. Uma obra perturbante sobre relações de interdependência entre um rei deposto e o seu servo, para lá das hierarquias pressupostas.
Ao vê-la em palco, é impossível não pensar noutra obra, desta vez de Álamo Oliveira, "A Solidão da Casa do Regalo", onde este tipo de relações de interdependência saltam um degrau no que respeita a sexualidade. No aspecto das hierarquias poder-se-ão lêr críticas sociais, mas como a sociedade é feita por homens, estas serão também sempre humanas... Certo é que antes, durante e depois de qualquer reinado, passam gerações de reizetes, de sangue pouco azul, aliás como o de qualquer pretendente ao trono.
Etiquetas:
Algarve,
fotografia de espectáculo
quarta-feira, 24 de março de 2010
Calor e Frio

Auto-retratos são para mim algo sempre divertido. Há muitas dimensões do que se pode considerar um auto-retrato. Uma actividade com que me identifico, a minha cara, o meu corpo, um mero detalhe, somente um reflexo ou até uma sombra. Importante é que a pessoa se reveja na imagem obtida. Esta que apresento, é uma fotografia urbana, bem simples mas com uma intenção concreta: Considero que no ser existe, em cada momento, um balanço entre vontades opostas, assim apresento o contraste entre as luzes quentes da cidade e as frias do ócaso.
E já que abordo o assunto, resvalo por dois filetes desta mesma imagem onde exagero o conceito das luzes quentes e frias. transformados por filtros, sobreponho a intenção calor e frio às luzes que se encontravam no local.
Filete com filtro de aquecimento

Filete com filtro de arrefecimento

quarta-feira, 17 de março de 2010
Collage

Etiquetas:
collage,
fotografia de estúdio
segunda-feira, 15 de março de 2010
Feira do Pão Quente e Queijo Fresco em Vaqueiros

Reenquadrando, dessaturando, exagerando contrastes, queimando sombras e aplicando o filtro High Pass...
Aplicando um colorize em tons de sépia, aumentando o contraste, aplicando grão e queimando deliberadamente partes da imagem...
É inegável que as Feiras e Romarias fazem o gáudio de qualquer amante da Fotografia. Sobretudo no uso de teleobjéctivas que nos permitem distanciar fisicamente da pessoa fotografada, assim como reduzir a profundidade de campo a ponto de a realçar por entre a multidão. Há ainda elementos enriqueçedores como o toucado da padeira e o alcatruz da nora.
Se a objectiva fôr boa e a resolução apreciável, podemos ainda aproveitar uma porção da imagem que contenha todos os ícones que julgamos importantes: A expressão do ancião; a padeira em segundo plano e o alcatruz. Reduzindo a imagem aos seus elementos mais importantes, poderemos eventualmente abdicar da cor, de forma a tirar-nos a sensação de que a imagem é recente.
Se sobre tudo isto usarmos um monocromático sépia e "degradar-mos" a imagem, passa a transportar-nos ao passado mesmo quando tem apenas 1 dia de idade...
sábado, 13 de março de 2010
Insondável
quinta-feira, 11 de março de 2010
O ângulo certo!
Etiquetas:
Fotografia de Vela,
Vela de Cruzeiro
domingo, 7 de março de 2010
Achas prá fogueira
sábado, 6 de março de 2010
Cesto da Gávea
Subscrever:
Mensagens (Atom)